top

RONCADORfechar ×

2014

Modelo físico, Projeto Executivo

 
 

Modelo físico, Projeto Executivo

 
 

Croqui, Desenho, Estudo Preliminar, Modelo físico, Projeto Executivo

 
 

Croqui

 
 

Ficha técnica

Ano:
2014

Arquitetura
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian

Artur Mei
Andrei Barbosa da Silva
Daniel Nobre
Fernanda Britto
Luca Penteado Caiaffa
Rafael Carvalho

RONCADOR - ESTUDOS INICIAIS
Querência, MT, Brasil

 

O projeto consiste do plano diretor e uma série de intervenções na Fazenda Roncador, pertencente a um grupo que leva o mesmo nome, Grupo Roncador, considerado um dos principais grupos agropecuários do Brasil, que iniciou suas atividades em 1978, ano em que seu fundador, Pelerson Soares Penido, adquiriu as primeiras terras no estado de Mato Grosso, sediada em Querência (MT), é uma das grandes propriedades rurais produtivas do país.
O primeiro edifício é a residência de funcionários na localidade conhecida como ” Fazendinha ” – um dos retiros da fazenda, dentro da propriedade principal.

Este projeto se faz com intuito de criar uma tipologia a ser implantada em outros retiros da fazenda, a partir de um núcleo de dormitórios, e suas dependências coletivas.

A implantação deste primeiro projeto segue o alinhamento das estruturas existentes e duas árvores significativas . Este conjunto será construído utilizando a alvenaria portante, fabricada no local, sobre uma laje de concreto elevado , destacando o edifício do solo e, assim, protegê-la da umidade intensa da região. Como solução de cobertura , foi escolhida uma estrutura de madeira, leve e com vãos ordinários, coberta por telhas metálicas com isolamento termo-acústico que garantem o sombreamento e melhor conforto.

A segunda intervenção em curso é o Condomínio Residencial para os Técnicos , ao lado da vila existente, que segue as diretrizes urbanas e projeto paisagístico atualmente em desenvolvimento , levando em consideração a faixa de distribuição e a floresta preservada nas proximidades. As técnicas de construção serão semelhantes ao adotado na Fazendinha . Sua implantação permite a construção em quatro fases , que abrange cinco apartamentos para um pátio comum a um formado entre os conjuntos que se distribuem paralelamente.

A terceira intervenção, se faz junto a sede administrativa, na transformação do antigo almoxarifado, em uma ala administrativa que contempla as salas gerenciais da fazenda. Esta construção existente receberá uma nova cobertura, com sistema de ventilação cruzada e circulações externas que protegerão as alvenarias dos intempéries.

Além da construção do novo refeitório para funcionários da fazenda. Este dividido em duas alas, divididas por um pátio, conformando uma área de atendimento e outra de serviços e preparo. Estas são marcadas por dois planos de cobertura, que conformam um impluvio em direção ao pátio central.