Museu Estação de Mairinquefechar ×
2015
Modelo digital, Modelo físico
Desenho, Projeto Básico
2014
Concurso, Desenho
Ficha técnica
Ano de concurso:
2014
Concurso:
Alexis Arbelo
André Ariza
André Vitiello
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
Fábio Onuki
Flávia Falcetta
Gustavo Kerr
Helena Aparecida Ayoub
Luísa Amoroso
Thomas Ho
Valéria Waligora
Projeto:
André Ariza
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
Gustavo Kerr
Helena Ayoub
Henrique Costa
Leonardo Nakaoka
Luca Caiaffa
Rafael Carvalho
Thomas Ho
CONSULTORIA RESTAURO:
Estúdio Sarasá
Maquete física:
Gustavo Cavalcanti Kawahigashi
Henrique Costa
Luca Caiaffa
Mairinque, SP, Brasil
Projeto premiado: 1º lugar
Este projeto foi realizado em parceria com o escritório de Helena Ayoub (HASAA).
O museu da estação de Mairinque proporciona aos seus visitantes um passeio que retoma a história ferroviária e a expansão das infraestruturas no interior paulista, assim como a aproximação com a própria história da cidade. Nos moldes aqui proposto, integrado por espaços de estar e deleite, certamente será um lugar de encontro da população com sua identidade.
Artefatos e edifícios criados por e para processos industriais constituem, nesse caso, o patrimônio de interesse. As peças do atual acervo são testemunho das técnicas construtivas das ferrovias da virada do século XX, sendo o próprio edifício da estação fundamental para a fundação da cidade. Mairinque foi pensada como uma vila operária com qualidade urbana como tantas outras no Brasil, de modo que seu traçado, praças e casas do primeiro loteamento, hoje denominado Vila Sorocabana, também integram o patrimônio industrial.
Além desses objetos a dimensão histórica do trabalho e dos ofícios que envolveram esse período deve ser agregada ao conjunto para conformar a história do processo de industrialização do Brasil.
A expografia do conjunto é proposta para abrigar essa heterogeneidade e montar livremente as narrativas, com mobiliário versátil disposto sem percurso pré-determinado.