Residência Guaraciarafechar ×
2018
Modelo físico, Projeto Executivo
Desenho, Projeto Executivo
Ficha técnica
Ano:
2016
Arquitetura:
Eduardo Pereira Gurian
Fernanda Britto
Maria Fernanda Xavier
Maquete física:
Márcio José Rocha Borges
Estrutura:
Gepro Engenharia
Instalações:
RR Engenharia
São Paulo, SP, Brasil
O projeto desta residência para um jovem casal com uma filha pequena, se mostrou como um desafio na tentativa de organizar um extenso programa de uma família se formando, em um lote exíguo de uma vila no bairro do Planalto Paulista.
Este lote se encontra em uma via sem saída, no início da encosta que conforma o vale onde hoje se encontra a avenida dos Bandeirantes, do lado oposto a pista de pouso e decolagem do aeroporto de Congonhas em São Paulo.
O lote plano possui 7,60 metros de frente e 23,00 metros de profundidade e aproximadamente 175,00 m². Onde o programa foi distribuído em três pavimentos e orientados por um muro estrutural que divide os ambientes que servem dos servidos, onde de maneira diagramática dois pátios constituem a espacialidade da casa.
O pavimento térreo contempla a parte social da casa, com a garagem, pátio/jardim, sala de estar/jantar, pátio e piscina, estes servidos por um depósito, vestíbulo de acesso e escada e a cozinha. No pavimento superior estão a suíte principal, terraço, dois dormitórios e uma pequena varanda, servidos pela escada, um pequeno escritório e um sanitário comum. E no terceiro e último pavimento, contempla um pequeno estúdio, um vazio e uma terraço na cobertura que serve de mirante com vista para a pista do Aeroporto de Congonhas, e estes estão servidos por um sanitário, copa e a lavanderia.
O sistema estrutural adotado contempla três linhas de alvenarias autoportantes, duas juntas as divisas do lote e uma paralela a estas que divide o terreno longitudinalmente em 1/3 e 2/3, onde lajes treliças vencem os vãos entre elas. A ausências das lajes conforma os pátios e garantem a insolação necessária para todos os ambientes.
O pavimento térreo é caracterizado pela transparência entre os ambientes abertos , na tentativa de gerar a sensação de amplitude em um terreno de dimensões reduzidas, enquanto o resto da volumétrica mais fechada, insinua a verticalidade do partido adotado, marcado por vazios e aberturas que tem a intenção de iluminar e dar qualidade aos espaços interiores.