Nova Ala do Museu de Arte de Limafechar ×
2016
Concurso, Desenho, Modelo digital
Ficha técnica
Ano do concurso:
2016
Arquitetura:
Andrei Barbosa da Silva
Bruno Valdetaro Salvador
Cecília Prudencio Torrez
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Gurian
Fernanda Britto
Leonardo Nakaoka Nakandakari
Luca Caiaffa
Rafael Carvalho
Estudante:
Laura Peters
Lima, Peru
A implantação da nova ala do Museu de Arte de Lima, que abrigara a ala de Arte Contemporânea oferece a oportunidade de imaginar um lugar público que enfrenta a relação entre a memória urbana consolidada pelo edifício pré-existente, o Palacio de la Exposición, um proposto cruzamento de eixos de mobilidade urbana, linhas 2 e 3 do Metro, e a conexão entre o Parque de la Exposición e o Parque Juana Larco de Dammert.
Esse contexto urbano é reforçado pela condição do lote proposto se encontrar ao lado de um edifício histórico e o desenvolvimento desta nova edificação ser realizada em subsolo, sem a possibilidade de conexão física entre estes dois elementos em cotas inferiores. O que induz a utilização do chão do Parque como elemento articulador.
O ajuste do desenho do piso se faz necessário. Os caminhos se transformam à medida que se aproximam destes dois edifícios e a vegetação existente é complementada estabelecendo novos limites visuais e relações de escala.
Uma ação na topografia, uma fenda, revela a nova ala do museu. Uma praça rebaixada no nível 132,60, marcando o eixo norte-sul, se faz acessível por uma escadaria, ao norte, e do outro extremo por um plano inclinado, convidando o pedestre a um local resguardado, propositadamente a espera de novos acontecimentos, de apropriações. Um lugar de gradação entre a área externa e a área interna a esta ala do museu. A praça rebaixada é acesso ao metro.