top

Mercado de Lagesfechar ×

2014

Concurso, Desenho, Modelo físico

 

 
 

Ficha técnica

Ano do concurso:
2014

Arquitetura:
Alessandra Figueiredo
Andrei Barbosa da Silva
Artur Fávaro Mei
Bruno Valdetaro Salvador
Cecília Prudencio Torrez
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
Fernanda Britto
Gustavo Cavalcanti Kawahigashi
Henrique Figuera da Costa
Leonardo Nakaoka Nakandakari
Luca Penteado Caiaffa
Rafael Carvalho
Renata Sério

Fotografia maquete:
Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico

Mercado de Lages
Lages, SC, Brasil

Projeto premiado: 3º lugar

A presente proposta de adequação e requalificação do Mercado Público de Lages foi pensada a partir de três ações que visam reconstituir este edifício como local de encontro dos moradores de Lages, ampliando seu caráter público e simbólico por meio de suas novas relações com a cidade e a paisagem.

A primeira ação – a valorização do patrimônio histórico – considerou o restauro completo da estrutura original do edifício Art Decó de 1931, agora livre das alterações e acréscimos recentes que acabaram por desfigurar a parte posterior do edifício.

Além de valorizar a edificação original, estas demolições ampliaram o espaço vazio atualmente utilizado como estacionamento, possibilitando uma segunda ação de acentuado caráter topográfico: a construção de um embasamento em dois pisos que organiza a circulação de veículos, viabiliza espaços necessário às atividades técnicas e, mais importante, cria uma praça pública junto ao edifício do Mercado.

A terceira ação foi a implantação de uma nova estrutura de cobertura que, acoplada ao edifício preservado, não só restitui a área coberta destinada ao comércio, como também cria uma nova fachada protegida por uma grande marquise voltada à nova praça, apropriada aos usos variados e imprevistos deste espaço.

Juntas, estas três ações, evitam a consolidação de um edifício com frente e fundo. Ao contrário, possibilitam a criação de um conjunto arquitetônico totalmente inserido na malha urbana da cidade, agora reestruturado por uma praça pública que é, simultaneamente, extensão do Mercado e cobertura da nova rua que atravessa transversalmente o edifício – ora estacionamento, ora rua de abastecimento do Mercado.