FDE Vila Vitóriafechar ×
2009
Estudo Preliminar
Ficha técnica
Ano do projeto: 2008
Arquitetura:
Alexandre Gervásio
Andrei Barbosa da Silva
Anita Freire
Bruno Taiar
Bruno Valdetaro Salvador
Cesar Shundi Iwamizu
Daniel Nobre
Fernanda Britto
Francesco Perrotta Bosch
Helena Ayoub Silva
Julio Cecchini
Luiza Orsini
Rafael Carvalho
Estrutura:
Steng
Instalações:
Sandretec
Ar-condicionado:
Arcoterma
Lajes pré-moldadas:
Spitaletti
Térmica:
Green Consulting
Acústico:
Acústica e sônica
Maquete:
Alexandre Gervásio
Henrique Costa
Campinas, SP, Brasil
Esta Escola Estadual será implantada em um bairro próximo a cabeceira da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Este bairro surgiu de uma ocupação fora das normas da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), contendo assim uma série de restrições legais e especificidades de condições de uso que pautaram o projeto do edifício educacional.
A principal condicionante diz respeito ao gabarito limitado a 6 metros de altura. Entretanto, em virtude da topografia em declive, foi possível que trechos da construção fossem mais altos, principalmente a parte com a quadra poliesportiva.
Por estar abaixo da rota dos aviões, uma preocupação importante foi com o isolamento do som. Por isso, foram utilizados caixilhos e forros acústicos, além de um sistema de geotermia: ventilação interna a partir da passagem de ar por dutos abaixo do solo, responsável por refrigerar a temperatura.
A Escola segue o programa de construções com estruturas pré-fabricadas da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE).
Notam-se os múltiplos acessos que variam de escala e característica de acordo com seu uso. A variação de fechamentos dos portões possibilita que um grande platô ao ar livre se transforme em uma praça pública para a comunidade local, promovendo a profícua aproximação entre os cotidianos dos estudantes e da vizinhança.