Edifício Majorfechar ×
2022
Projeto Executivo
Ficha técnica
Ano de projeto: 2022
Obra: Dezembro/2023 - Junho/2026
.
Arquitetura:
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
André Ferreira
Beatriz Sonnenhohl
Giulia da Cruz
Maria Clara Calixto
Matheus Peres Leite
Nicole Minto
Estudantes:
Bruno Mota
Camila Silva
Gabriel Taniguchi
Rafaella Volpe
Stefanny Oliveira
.
Equipes Complementares
Paisagismo:
Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone Arquitetura da Paisagem
Estrutura:
RM Mais Projeto Estrutural
Estrutura Metálica:
ABAX Construções Metálicas
Terraplanagem:
Cury Construtora
Instalações:
PROJETAR Engenharia de Projetos
Pressurização, Exaustão e Ar condicionado:
KAC Soluções e Projetos
Conforto acústico e térmico:
Seed Solution
Acessibilidade:
Elisa Prado Arquitetura e Acessibilidade
São Paulo, SP, Brasil
Localizado no bairro Vila Buarque, com frente para as ruas Major Sertório, Bento Freitas e Epitácio Pessoa, o projeto consiste em um edifício residencial de 24 pavimentos, e embasamento que abriga lojas voltadas para comércio e serviços.
Partiu-se da premissa de manter uma área de passagem pública entre as lojas e o lote ao lado, remetendo à característica presente em diversas galerias da região central da cidade. Esse caminho conecta as ruas Major Sertório e Epitácio Pessoa, e é onde se localiza o acesso ao residencial, através de um passeio rampado até o mezanino.
Ao lado do empreendimento se encontra o Edifício Renata Sampaio Ferreira, do arquiteto Oswaldo Bratke, tombado pelo Conpresp. Legado da arquitetura moderna paulista, apresenta um embasamento marcado por cobogós, cujo alinhamento foi seguido na fachada pelo projeto, utilizando um painel metálico que contorna toda a extensão dos mezaninos das lojas e destaca a conexão entre as edificações. A área de lazer, de uso comum dos moradores, marca a transição para o uso residencial.
A planta tipo é formada por duas lâminas separadas por um corredor central. Predominam no edifício as unidades tipo estúdio, e nas pontas voltadas para face leste estão localizadas tipologias diferentes, de um dormitório. Mantendo o mesmo conceito de área comum presente no térreo, em conformidade com as galerias dos arredores, ao longo dos pavimentos estão dispostas praças internas com pé direito duplo, espaços que geram vazios pela fachada e emolduram a paisagem do entorno, composto por edifícios de grande relevância arquitetônica, como o Copan, o antigo hotel Hilton, edifício Itália, além do projeto vizinho, de Bratke. No topo do edifício, há um pequeno pavilhão longitudinal composto por salão de festas, churrasqueira e sanitários, separados por uma área de descanso sob um pergolado. Este conjunto é rodeado por um deck externo e jardins que permitem uma visão completa desta região central da cidade paulistana.