Echigo-Tsumari Art Triennialfechar ×
2017
Concurso, Desenho, Modelo físico
Ficha técnica
Ano do concurso:
2017
Arquitetura:
Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
Fernanda Britto
Gustavo Kawahigashi
Maria Fernanda Xavier
Japão
Eduardo Chillida, importante escultor basco, nos fala de “espaço positivo”, a obra, o volume real da obra, o espaço do objeto presente, diante da visão, evidente, material . feito de matéria; e “espaço negativo”, o espaço que fica dentro: o vazio, “o espaço”.
Nos foi sugerido um cubo, e o assumimos como “espaço positivo”, quase sólido. E imaginamos um pequeno templo em seu interior, um “espaço negativo”. Um volume de ar, de inesperada e contrastante geometria – surge a partir da subtração de matéria deste cubo. A figura resultante desta subtração se coloca em rotação através de um eixo central, e sem a constituição de superfícies, apenas arestas, revela o volume: seu espaço positivo e seu negativo. Sua materialidade se faz através da madeira, o que constitui seu volume.