EDIFÍCIO DOLYfechar ×
2017
Desenho, Modelo digital, Projeto Executivo
Ficha técnica
Ano:
2017
Arquitetura:
Cesar Shundi Iwamizu
Fernanda Britto
Painel artístico:
Mirella Marino
Estudantes:
Belen Ruiz Arenas
Carolina Herrera
Jenny Rodriguez
Maria Fernanda Xavier
Obra:
Silvio Levy
Adapt Engenharia
São Paulo, SP, Brasil
A construção característica dos anos 1970, o edifício Doly, precisou passar por uma atualização de seus caixilhos e de toda sua fachada. Além disso, havia o desejo de concretizar o desenvolvimento de suas áreas livres e coletivas, algo que já havia sido objeto de projeto no passado mas cuja a execução havia ficado pelo caminho.
Logo, de modo muito singelo, o projeto buscou reproduzir seu desenho de fachada, tanto dos caixilhos como dos painéis artísticos. Ao respeitar a linguagem arquitetônica do edifício, o projeto procurou atualizar os sistemas de fechamento por produtos que tivessem melhor desempenho construtivo e térmico e soluções técnicas que atendessem às demandas da execução dos novos painéis de azulejo.
Seguindo a mesma estratégia, para o desenho do térreo e de suas áreas livres, preservou-se as construções já existentes como as jardineiras e a guarita, assim como as infraestruturas presentes nas áreas comuns. Sendo assim, foram propostos novos fechamentos para o limite do térreo tanto na entrada vinculada à guarita como na projeção do edifício, definindo acessos e permitindo a expansão das áreas coletivas cobertas para a praça existente, potencializando o generoso respiro entre a rua e o edifício.