SANASAfechar ×
Ficha técnica
Ano do concurso:
2003
Arquitetura:
Alexandre Mirandez de Almeida
Carlos Ferrata
Cesar Shundi Iwamizu
Jeanine Menezes
José Paulo Gouvêa
Leonardo Sette
Marcelo Pontes de Carvalho
Moracy Amaral
Nuno Martins
Ricardo Bellio
Campinas, SP, Brasil
Projeto premiado: 3º lugar
A transformação do primeiro reservatório de água potável de Campinas em um novo espaço cultural e de lazer da cidade torna evidente o caráter público desse equipamento urbano, revelando a memória da construção da cidade a partir da concretização de seus sistemas de infra-estrutura.
O projeto prevê a organização do espaço que surge ao redor dos volumes dos reservatórios existentes à medida que os muros que delimitam a quadra são demolidos, um sistema de praças inter-relacionadas que partem da cobertura do primeiro reservatório, desenhadas de maneira a criar novas relações espaciais entre o quarteirão, o entorno imediato, os programas propostos e a própria cidade.
Ao longo da rua Álvaro Ribeiro, a praça se destaca das calçadas e revela uma nova fachada. Um espaço semi-enterrado que abriga salas de aula, biblioteca e administração –ambientes iluminados naturalmente – , além da praça de acesso com café, sanitários e bilheteria.
A realização desse projeto pretende ampliar o espaço público da cidade, cada vez mais restritos, e valorizar os sistemas de infra-estrutura urbana, sempre escondidos e separados da vida cotidiana das cidades.