Projeto Usina Alvarengafechar ×
Ficha técnica
Ano de projeto:
2011
Arquitetura:
Anita Freire
Bruno Salvador
Bruno Taiar
Cesar Shundi Iwamizu
Francesco Perrotta Bosch
Guilherme Petrela
Julio Cecchini
Pedro Ivo Freire
Renata Gaia
São Bernardo do Campo, SP, Brasil
Esta proposta arquitetônica e urbanística para o Parque-Usina Alvarenga toma como mote principal a ideia de transformação do antigo lixão em um espaço público dotado de uma usina de reciclagem e geração de energia, transformando o processo de acúmulo de resíduos, que por mais de trinta anos agrediu e estigmatizou a área, em uma atividade organizada capaz de gerar renda, energia, transformações sociais e urbanas, revelando uma nova consciência humana capaz de aliar a preservação do meio ambiente ao aumento da qualidade de vida nas cidades.
A proposta do Parque Usina Alvarenga é parte integrante do Plano de Resíduos Sólidos elaborado pelo Município de São Bernardo do Campo. O plano apresenta propostas de recuperação ambiental e as diretrizes arquitetônicas e urbanísticas para a transformação do antigo lixão do Alvarenga, próximo à divisa dos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema, constituindo o projeto de um novo Parque Público associado à primeira Unidade de Reciclagem e Incineração com Aproveitamento Energético de Lixo Doméstico do Brasil – denominado “Sistema Integrado de Reaproveitamento de Resíduos e Unidade de Recuperação de Energia – SPAR-URE”. Esta iniciativa pretende implantar essa infra-estrutura em uma área de 20 hectares, que foi vinculada ao descarte incontrolado de resíduos por quase três décadas, contribuindo para a poluição de uma importante área de manancial da Região Metropolitana de São Paulo, a represa Billings. Além de criar uma nova área de lazer e cultura para o município, a proposta de associação do Parque à SPAR-URE possibilita dar destino correto ao lixo produzido diariamente por São Bernardo do Campo.
O plano aqui proposto, estabelece diretrizes de ocupação, é um ponto de partida para abrir as discussões junto à população e ao poder público, para a elaboração constante e conjunta de um projeto que atende da escala local à escala metropolitana.