top

Projeto Cultural Luzfechar ×

Ficha técnica

Ano de projeto:
2005

Arquitetura:
Eduardo de Almeida
Alexandre Mirandez de Almeida
Cesar Shundi Iwamizu
Marcelo Pontes de Carvalho
Ricardo Bellio

Paisagismo:
Soma Arquitetos


São Paulo, SP, Brasil

O entorno da Estação da Luz

O presente trabalho faz parte do Programa Monumenta realizado em algumas cidades brasileiras.

O MONUMENTA – Programa de Preservação do Patrimônio Cultural Urbano – foi concebido pelo Ministério da Cultura – MinC, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para possibilitar o resgate e a conservação, de forma auto-sustentada, de importantes conjuntos urbanos e patrimoniais do País, objetivando restaurar e preservar áreas de valor histórico, cultural ou artístico sob proteção federal pelo IPHAN.

É um projeto de financiamento à cultura baseado no conceito da sustentabilidade, que busca aumentar a função social e econômica do patrimônio histórico, objetivando o aumento do conhecimento, da acessibilidade e da atitude da população frente ao patrimônio histórico, resultando na atratividade do setor privado à área eleita.

O Projeto, portanto, não se limita aos imóveis tombados, mas delimita também toda uma área de influência. Em São Paulo foi escolhido o conjunto urbano que forma a região da Luz, cuja característica principal é a grande concentração de Monumentos públicos, tombados a nível nacional, que hoje abrigam várias atividades culturais.

Inicialmente foi desenvolvido o Plano Estratégico de Intervenção Urbanística para o Bairro da Luz que pretendeu trazer um novo olhar para as relações entre os edifícios de interesse, os monumentos históricos, e, principalmente, os espaços livres que os envolvem. Além disso, apesar de seu perímetro rigorosamente definido pelos edifícios ou monumentos existentes na área, optou-se por uma abordagem ampla, reconhecendo o papel estratégico dessa região para a metrópole como um todo.

Sob a coordenação geral da Secretaria do Estado da Cultura participaram do Plano Estratégico os escritórios: Eduardo de Almeida Arquitetos Associados Ltda, Paulo Bruna Arquitetos Associados S/C Ltda, Setepla Tecnometal Engenharia Ltda, Estúdio 6 Arquitetos Ltda e Cauduro Martino Arquitetos Associados Ltda.

A partir da análise de estudos realizados anteriormente para a região, do entendimento das relações estabelecidas entre a morfologia do tecido urbano, o sistema viário e as redes de transporte coletivo, seguidos de uma leitura do próprio Bairro da Luz e dos imóveis de interesse histórico, chegou-se a um conjunto de 14 ações que, somados a inúmeros projetos em andamento ou já construídos, poderiam transformar radicalmente a paisagem urbana desse perímetro pré-estabelecido.

Em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado e com a EMURB, decidiu-se desenvolver alguns projetos previstos no Plano Estratégico de Intervenção Urbanística.

Nessa nova etapa de Anteprojeto, privilegiou-se as propostas concentradas no entorno da Estação da Luz, resumidas em três projetos específicos:

1. Plano Geral para o desenho das calçadas, incluindo o projeto para a Praça da Luz
2. Transposição da Avenida Tiradentes, utilizando as plataformas da Estação da Luz
3. Diretrizes para a praça da Estação da Luz da Linha 4 do Metrô