top

Habitação Estudantil USPfechar ×

2011

Concurso

 

 
 

Ficha técnica

Data do projeto:
2011

Habitação Estudantil USP
São Paulo, SP, Brasil

O presente projeto visa transformar um edifício de escritórios construído no final da década de 50, atualmente abandonado, em um conjunto destinado a abrigar o programa de residência estudantil da Universidade de São Paulo. Tal utilização irá atender à crescente demanda de moradias e hospedagem de estudantes e docentes visitantes que encontram dificuldades em sua hospedagem pela cidade.

Inserido na área central da cidade, o edifício será alvo de projeto de reforma, prevendo sua atualização tecnológica de modo a atender às novas demandas programáticas, sem deixar de respeitar às legislações vigentes relacionadas à segurança predial e ao patrimônio histórico da cidade.

Tal proposta poderá demonstrar novas possibilidades de ocupação de imóveis em estado de abandono, colaborando no processo de recuperação urbanística das áreas centrais ao estimular o uso habitacional em espaços exclusivamente utilizados como áreas de comércio e serviços.

Também é tema da presente pesquisa os estudos relacionados à recuperação de edifícios pré-existentes e as respectivas técnicas projetuais para promover à renovação tecnológica do patrimônio construído, muitas vezes subutilizada.

Mesmo que apenas o edifício posicionado em frente à Rua Benjamin Constant esteja em processo avançado de desapropriação, consideramos como parte integrante do projeto o edifício posicionado junto à Rua José Bonifácio, garantindo unidade ao projeto e evidenciando a importância urbanística do projeto, mesmo que a implantação do conjunto aconteça em fases distintas.

Pretendemos transformar as áreas de trabalho do edifício em espaços de dormitórios, sanitários e áreas de uso coletivo. Serão feitos estudos para criar a adequada rede de segurança do edifício por meio de uma ligação entre os dois edifícios. Especial atenção será dada às áreas localizadas no pavimento térreo e subsolo do edifício, permitindo a instalação adequada de programas de uso coletivo (como lanchonete e lavanderias) ou até mesmo espaços de uso comercial voltados às ruas de acesso.