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Centro de Compostagem e Escola Ambientalfechar ×

2016

Concurso, Desenho, Modelo digital

 
 

Ficha técnica

Ano de concurso:
2016

Arquitetura:
César Shundi Iwamizu
Eduardo Pereira Gurian
Helena Aparecida Ayoub Silva
Tomaz Lotufo
Bruno Valdetaro Salvador
Luca Caiaffa
Rafael Carvalho
Gustavo Kerr
Andrei Barbosa
Leonardo Nakaoka Nakandakari
Fernanda Britto
Maria Fernanda Xavier

Centro de Compostagem e Escola Ambiental
Bertioga, SP, Brasil

Este projeto foi realizado em parceria com o escritório de Helena Ayoub (HASAA) e Tomaz Lotufo.

Localizada numa área privilegiada, originalmente restinga, que ligava a Mata Atlântica da Serra do Mar à zona litorânea, hoje bastante antropomizada, seja pela implantação da Rodovia Rio Santos, seja pela urbanização ou ocupação das áreas adjacentes, mas que guarda uma significativa vegetação (de igual maneira as Glebas III e IV). A implantação proposta prevê a utilização da faixa da antiga pista de pouso de aeronaves de pequeno porte.

Entendeu-se que esta importante iniciativa inovadora de implantação de uma Central de Compostagem associada ao Espaço Educador pudesse ter seu programa ampliado com ações que reforçam esta postura do SESC. A implantação destas novas etapas deverão ser objeto de discussão e melhor definição com o SESC e sua implantação em nada compromete a implantação do programa original requerido.

Inicialmente encarou-se o Sesc Bertioga como um organismo em pleno funcionamento por sua atividade precípua recebe visitantes e produz resíduos sólidos. O Projeto da Central de Compostagem (CC) pretende despertar esse olhar e aperfeiçoar a capacidade de interação dos resíduos orgânicos neste meio.
Buscou-se, a partir dos recursos disponíveis na área da Gleba II, criar um sistema que dependa o mínimo possível de recursos externos,funcionando com alta capacidade regenerativa, princípios da Permacultura norteadores do projeto.

Este sistema foi desenhado de modo que o percurso seja identificado pelos visitantes que acompanharão o fluxo de energia, ou seja, passarão pelos elementos na mesma ordem e posição em que os recursos estão fluindo, podendo sentir o processo de transformação, entender como a energia se manifesta em seus diversos estágios, interagir por meio de ação educativa, ver os resíduos orgânicos chegando, observar o chorume sub-produto da compostagem, cortar a palha da wetland, observar a água cristalina da lagoa de estabilização, plantar, colher e se alimentar.