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Centro de Arte Grupo Corpofechar ×

2001

Concurso

 

 

 
 

Ficha técnica

Data do concurso:
2001

Arquitetura:
Alexandre Mirandez de Almeida
Cesar Shundi Iwamizu
Marcelo Pontes de Carvalho
Ricardo Bellio
Pablo Herenu
Paula Cardoso Zasnicoff

Estrutura:
Heloísa Maringoni

Instalações:
PHE

Paisagismo:
Sakae Ishii

Climatização:
Thermoplan

Centro de Arte Grupo Corpo
Nova Lima, MG, Brasil

Projeto finalista

O lugar escolhido para a implantação do Centro de Arte Corpo determina que este seja entendido não só como um centro de cultura, mas também como um marco inicial de construção de uma urbanidade desejável.

Para solucionar um programa complexo, sem deixar de insinuar relações interessantes com o entorno, foram projetadas duas réguas laterais suspensas que configuram um espaço central flexível onde se articulam os grandes programas. Na cota da rua, o conjunto é acessível por todos os lados, sem criar frentes ou fundos. Os passeios protegidos sob as réguas acolhem de forma igual quem chega a pé, de automóvel ou ônibus.

Dessa maneira, os setores determinados pelo programa de necessidades – um de uso público e outro para a sede do Grupo Corpo Companhia de Dança – foram dispostos de modo a formar um conjunto coeso, como partes com caráter diferenciado que se complementam. O primeiro, junto à avenida de acesso, articula os programas em torno de um pátio a céu aberto, seco, local de encontro das grandes concentrações de público. No outro extremo, um pátio densamente arborizado organiza as funções da sede da Companhia de Dança em cada uma de suas faces.

Para atender a construção em etapas e organizar cada item do programa de acordo com as necessidades, foi prevista a divisão do conjunto em três partes: Sede do Grupo Corpo Companhia de Dança, Espaço Cultural e Grande Teatro. As réguas laterais configuram essas fases por serem constituídas de três módulos idênticos de cada lado. Treliças metálicas com 60m de comprimento que assumem diferentes papéis em cada trecho e funcionam como articuladores de todo o conjunto, enfatizando a idéia de flexibilidade de usos e de unidade do projeto. Dessa maneira, cada etapa configura um edifício coeso, ainda que as etapas subseqüentes não estejam construídas.